Lara tinha 16 anos e era uma das principais atrações do zoológico municipal. Animal apresentava tumor nas mama.
A onça-pintada do zoológico do Parque do Sabiá, em Uberlândia, morreu no final da tarde desta quarta-feira (23). De acordo com as informações da Prefeitura de Uberlândia, o animal apresentava um tipo de tumor na mama e chegou a ser submetido à cirurgia.
A onça, chamada Lara, era uma das principais atrações do parque e tinha idade estimada de 16 anos, o que já era considerado avançado para a espécie que vive em média oito anos. O animal chegou ao zoológico em 2011 encaminhada pelo Ibama e vinda de um hotel parque de Rondônia (RO). O corpo da onça será doado à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para estudos.
Acompanhamento
A onça estava sendo acompanhada por profissionais do Município e por uma equipe de especialistas em medicina de animais selvagens da UFU. De acordo com o veterinário responsável pelo zoológico municipal, Evandro Canelo, o animal foi submetido a uma cirurgia na manhã de ontem, em virtude da neoplasia. “Quando detectamos a anomalia, iniciamos ciclos periódicos de medicação. Como o quadro clínico dela não teve tantas alterações, apesar do tratamento monitorado, decidimos executar a cirurgia para retirar uma das mamas”, contou.
Evandro explicou que o procedimento foi tranquilo e que o animal permaneceu estável até o final da tarde, quando estava prestes a acordar. Nas amostras recolhidas durante a cirurgia, foram constatadas células malignas. Contudo, a causa definitiva da morte só será apontada após o encaminhamento do material genético para análise histopatológica no Hospital Veterinário da UFU.
0 COMENTÁRIOS:
Postar um comentário