O programa atua desde 2011 e tem o objetivo de formar profissionais aptos para docência e pesquisa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/n/L/PFajsZRlK1lPO5IfMpTQ/foto-mestrado-vet-3-materia.png)
O Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos – Mestrado (PPGSPAT) da Universidade de Uberaba está com as inscrições abertas até fevereiro de 2019. Os interessados poderão escolher entre duas linhas de pesquisa: Sanidade e Produção Animal nos Trópicos e Fisiopatologia Clínica e Cirúrgica.
De acordo com o coordenador do Programa, professor Dr. Endrigo Gabellini Leonel Alves, o mestrado pretende preparar o profissional para atividades relacionadas à docência, possibilitar a formação de mestres com habilidades para elaborar, conduzir estudos e desenvolver pesquisas. “Os pesquisadores da Universidade de Uberaba têm desenvolvido diversas pesquisas ligadas à sanidade e produção de rebanhos de bovinos, equinos e outras espécies de interesse zootécnico. O programa possui ênfase nos bovinos das raças zebuínas e seus cruzamentos, enfocando aspectos ligados ao melhoramento genético e à produção, bem como os mecanismos das doenças e a relação destes com seus fatores etiológicos, fisiológicos e nutricionais”, explica.
O professor ainda afirma que o programa possui grande importância regional, no que se refere à produção e saúde dos animais em condições tropicais, já que está localizado na cidade de Uberaba, um reconhecido centro nacional para os rebanhos de elite de raças zebuínas. “Espera-se, com essa pós-graduação, contribuir para o desenvolvimento de técnicas e modelos para manejo, nutrição, reprodução, melhoramento genético e controle sanitário a serem aplicados pelos produtores do Triângulo Mineiro e demais regiões do país que buscam na rusticidade do zebu a base de seus sistemas produtivos”, enaltece o coordenador.
Além disso, o Mestrado contará com a estrutura do Hospital Veterinário de Uberaba (HVU), que possui alto atendimento de animais de grande e pequeno porte, fortalecendo as linhas de pesquisas oferecidas. “A intensa rotina do Hospital permite o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à clínica e cirurgia de diversas patologias de grandes e pequenos animais. Destacam-se as especialidades de Ortopedia, Neurologia, Oftalmologia e Anestesiologia, mas estudos também têm sido conduzidos nas áreas de medicina regenerativa, biomateriais, odontologia, oncologia, cardiologia, dermatologia e obstetrícia”
Para se inscrever, é necessário apresentar histórico escolar, Currículo Lattes atualizado, documentos pessoais e foto 3x4. O edital com as informações completas da inscrição está disponível em: http://www.uniube.br/arquivos/2018/setembro/Edital-046-2018.pdf.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/o/x/OtzB1kTSOFxSbZE7pM0Q/foto-mestrado-vet-4-materia.png)
O HVU
O hospital atua desde 2000 e é fruto de uma parceria firmada entre a Universidade de Uberaba (Uniube), Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (FUNDAGRI) e a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).
No HVU, a enfermaria possui mais de 25 leitos, além da UTI, bloco cirúrgico e laboratórios. O acompanhamento médico-veterinário está disponível 24 horas com o objetivo de atender os casos de Uberaba e região, além de fornecer um atendimento de melhor qualidade. “O Hospital Veterinário é dividido em duas grandes partes: pequenos animais e grandes animais. Os dois atendimentos têm em comum a cirurgia, os exames clínicos e a avaliação veterinária, ou seja, de fazer os exames e avaliar o animal como um todo, e também temos especialidades veterinárias, como cirurgia ortopédica, oftalmologia e ozonoterapia, homeopatia, neurologia, cardiologia por exemplo”, afirma o professor e gerente clínico do hospital, Cláudio Yudi.
Para a evolução constante do local, já são projetados muitos planos para o futuro. “Estamos implantando o ISO 9001 e 17025 voltado para hospital, implantação e construção de novos laboratórios. Já somos o maior hospital veterinário da América Latina em atendimento de animais de pequeno e grande porte e animais silvestres, são 20.000 atendimentos por ano”, conclui o Diretor do Instituto de Estudos Avançados em Veterinária “José Caetano Borges”, Eduardo Nogueira Borges.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/K/Q/tto6kTRM6i1okaz5tatg/foto-mestrado-vet-5-materia.png)
Mestrado da área de Veterinária da Uniube está com inscrições abertas — Foto: Arquivo
0 COMENTÁRIOS:
Postar um comentário