Na região da Rua Comendador José Garcia, água entrou em lojas.
Defesa Civil disse que choveu 24 mm em 20 minutos.
Pontos de alagamentos foram registrados na tarde desta sexta-feira (9) no Centro e em bairros. Na região central, lojas chegaram a ser invadidas pela água e pelo menos um carro foi atingido. Segundo a Defesa Civil, choveu cerca de 24 milímetros em cerca de 20 minutos.
Ainda de acordo com o órgão, a água chegou a cerca de 1 metro acima do nível do asfalto na região da Rua Comendador José Garcia, no Centro. As ruas Monsenhor Dutra, Dom Assis, Bom Jesus e São João, que ficam no entorno, também foram afetadas.
A Defesa Civil recebeu notificação de alagamento no bairro Faisqueira também. No entanto, moradores enviaram ainda imagens de alagamento nos bairros São Geraldo e Jardim Noronha.
"O problema é que a chuva veio muito rápido e não tivemos tempo para colocar em ação o plano de prevenção de enchentes. Não recebemos o alerta do Cemaden [Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais] e, sem esse alerta, fica difícil colocar a equipe na rua. Quando chegamos ao local, a chuva já havia passado e a água também escoou rapidamente", explica o coordenador da Defesa Civil, Jean Willians Correa.
O alagamento aconteceu quatro dias depois do órgão ter fechado o plano de contingência contra enchentes e alagamentos na cidade, que é revisado anualmente para o período mais chuvoso, entre dezembro e abril.
A área mais afetada, no Centro, passou ainda passou em 2015 por obras de reforma da galeria pluvial justamente para evitar que situações como a desta sexta-feira se repetissem. Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Pouso Alegre informou que, mesmo com o alagamento, a galeria pluvial atendeu as expectativas do projeto.
"A reforma da galeria tinha a função de amenizar o efeito da chuva sobre a região. Para que aquela área não alague mais, é preciso fazer obras complementares, como a bacia de contenção do bairro Primavera. Houve o alagamento, mas a água escoou mais rapidamente do que antes", declarou a prefeitura por meio de nota.
Até esta publicação, as equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Públicos avaliavam a existência de prejuízos em decorrência da chuva e providenciavam a limpeza das ruas.
0 COMENTÁRIOS:
Postar um comentário