Após mais de um mês de movimento, estudantes da Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa, em Governador Valadares, desocuparam o local na manhã desta segunda-feira (5/12/2016). A decisão foi comunicada por meio de perfil oficial do grupo em uma rede social e a direção da escola confirmou.
“Ocupamos uma escola de periferia, com todas as dificuldades pra mobilizar estudantes, pra conseguir manter a agenda de atividades da ocupação, criar um diálogo com a comunidade. Enfrentamos a maior dificuldade que é justamente o fato de ser uma escola de periferia, lugar onde faltam os direitos básicos que o Estado deveria garantir, mas sobra violência”, afirma o comunicado.
Segundo a nota, os estudantes que participaram da ocupação aceitaram a responsabilidade de levar informação política, dialogar com a comunidade e se posicionarem contra a PEC 55, que tramita no Senado e prevê o congelamento do orçamento da União por 20 anos. Para eles, os objetivos foram atingidos em parte, pois acreditam que empoderaram os estudantes, aprenderam mais sobre a história do país e sobre o atual cenário político, bem como promoveram debates.
Apesar disso, os estudantes apontam a falta de segurança no local como motivo da desocupação. “Infelizmente sofremos um assalto a mão armada neste domingo às 21h47 da noite, porém estamos bem e ninguém se feriu. Portanto, pensando na segurança de todas e todos os estudantes ocupantes, nós decidimos desocupar a escola na manhã dessa segunda-feira”.
Escola Dona Arabela de Almeida Costa foi desocupada (Foto: Daniel Santos/Arquivo Pessoal)
(Fonte: G1 dos Vales)
0 COMENTÁRIOS:
Postar um comentário